O CONCEITO HALLIWICK E O ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
Halliwick, engajamento, crianças com deficiência.Resumo
O objetivo foi analisar o tempo de engajamento de crianças com deficiência, no contexto de Atividade Motora Adaptada, a partir do conceito Halliwick. Participaram cinco crianças com deficiências. Foi realizada e filmada uma aula com base no Halliwick e se realizou registro cursivo. Para análise dos dados utilizou-se: a) Matriz do Tempo de aula: 1) Aula - tempo total da aula, tempo em atividade e tempo de transição e, 2) o tempo de engajamento das crianças - fora de foco, em ocupação ou em desperdício. O tempo total da aula foi 37” e 21' de duração, sendo 4” e 49' correspondente a transições entre as atividades e, 32” e 32' a realização efetiva das tarefas, de acordo com o que sugere o conceito Halliwick. Quanto ao tempo de engajamento das crianças estiveram, em média, 6” e 7' fora de foco. A média do tempo de ocupação foi 25” e 2' e do tempo em desperdício 1” e 23'. As atividades que proporcionaram maior tempo de ocupação foram a 9 (saída da água pela rampa) e a 2 (assoprar a água para fazer bolhas), sendo 96,7% e 86,7 % do tempo em atividade, respectivamente; e a atividade com menor média de tempo de ocupação foi a 5 (recolher bolas e guardá-las em um cesto), equivalente a 45,7%. Notou-se que a aplicação do conceito Halliwick proporcionou às crianças permanecerem elevados períodos em ocupação e reduzido tempo em desperdício. Atrelado aos conceitos do Halliwick, o planejamento prévio da aula e o preparo dos profissionais são elementos indispensáveis a uma boa gestão do tempo em aula e, ao bom aproveitamento dos alunos.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O CONCEITO HALLIWICK E O ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.39