17 - EFEITOS DE UM PROGRAMA DE AQUA HIIT SOBRE O DESEMPENHO DE CAPACIDADES FÍSICAS E AUTOPERCEBIDAS RELACIONADAS À SAÚDE
Palavras-chave:
ambiente aquático, treinamento intervalado de alta intensidade e desempenho.Resumo
Introdução: Exercício físico é considerado uma ferramenta não farmacológica, podendo promover benefícios. Portanto, o treinamento com a metodologia HIIT na perspectiva de “tempo eficiente”, se mostra importante para promover melhoras clínicas e funcionais, mas ainda são necessários estudos investigando os efeitos do HIIT na água sobre as capacidades relacionadas a saúde de grupos não homogêneos em sessões de aula coletiva. Objetivos: Analisar a influência do programa HIIT aquático sobre diferentes desempenhos físicos relacionados a saúde em grupos heterogêneos. Investigar a auto-percepção do treinamento nas atividades da vida diária e modificações corporais. Materiais e Métodos: Participaram 26 pessoas com média idade de 55,2±13,5 anos. Realizaram o programa no meio líquido durante 30 minutos, sete semanas e duas vezes semanais. Para avaliar foi utilizada uma bateria de testes elaborada por Luz et. al., (2018), contendo 9 exercícios aeróbios e resistidos nas ações bilaterais e unilaterais.
A auto-percepção analisada através de grupo focal, respondendo a questões sobre atividades diárias e composição corporal. Resultados: Dados quantitativos estão em forma de mediana e intervalo interquartil para os testes de deslocamento (corrida de 6 min e pliometria por demarcação) e localizados (extensão de joelho unilateral e de cotovelo bilateral; flexão de cotovelo bilateral e de joelhos alterados; adução de ombro na horizontal; abdução de ombro na horizontal e abdominal) nos momentos pré e pós. As qualitativas, indicaram-se afirmativas para o programa na saúde e bem-estar. Conclusão: A intervenção foi eficiente em 8 dos 11 testes quantitativos e unânime no teste qualitativo sobre benefícios para atividades cotidianas e estruturas corporais.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).