01 - CORRELAÇÃO ENTRE DOIS TESTES DE AGILIDADE EM JOGADORES DE FUTEBOL PARA PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL
Palavras-chave:
Avaliação, Paralisia Cerebral, FutebolResumo
Introução: O futebol PC,modalidade destinada para pessoas com paralisia cerebral. Por se tratar de um esporte com caracteriticas intermitente e de alta intensidade, exigem ações motoras, isiológicas e demandam de capacidades físicas dos atletas. Objetivo: O estudo tem por objetivo correlacionar dois testes de agilidade em jogadores de futebol para pessoas com paralisia cerebral. Metoologia: A amostra foi composta por 27 jogadores do sexo masculino, com paralisia cerebral com média de idade 21,7±4,9 anos, para avaliação das variáveis foram utilizados os testes de agilidade: Illinois Modificado, já validado para jogadores de futebol PC e o Teste do Quadrado. Resultados: Os resultados apontam correlação com magnitude moderada e significativa com r= 0,591 e p=0,001, o que indica que o teste do quadrado pode ser utilizado para avaliação da agilidade, visto que o teste de Illinois adaptado já foi validado para esta população. Conclusão: Pode-se concluir a viabildade da utilização do Teste de agilidade do quadrado para mensuração da agilidade em jogadores de futebol PC, visto a correlação moderada e significativa com o teste de Illinois modificadoIntroução: O futebol PC,modalidade destinada para pessoas com paralisia cerebral. Por se tratar de um esporte com caracteriticas intermitente e de alta intensidade, exigem ações motoras, isiológicas e demandam de capacidades físicas dos atletas. Objetivo: O estudo tem por objetivo correlacionar dois testes de agilidade em jogadores de futebol para pessoas com paralisia cerebral. Metoologia: A amostra foi composta por 27 jogadores do sexo masculino, com paralisia cerebral com média de idade 21,7±4,9 anos, para avaliação das variáveis foram utilizados os testes de agilidade: Illinois Modificado, já validado para jogadores de futebol PC e o Teste do Quadrado. Resultados: Os resultados apontam correlação com magnitude moderada e significativa com r= 0,591 e p=0,001, o que indica que o teste do quadrado pode ser utilizado para avaliação da agilidade, visto que o teste de Illinois adaptado já foi validado para esta população. Conclusão: Pode-se concluir a viabildade da utilização do Teste de agilidade do quadrado para mensuração da agilidade em jogadores de futebol PC, visto a correlação moderada e significativa com o teste de Illinois modificadoDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
01 - CORRELAÇÃO ENTRE DOIS TESTES DE AGILIDADE EM JOGADORES DE FUTEBOL PARA PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL. (2021). Fiep Bulletin - Online, 91(4), 5 a 10. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6485