ELABORAÇÃO DE UMA ÓRTESE DE BAIXO CUSTO PARA UM PARALISADO CEREBRAL INFANTIL DO TIPO DIPARÉTICO ESPÁSTICO: UM ESTUDO DE CASO.
Palavras-chave:
Paralisia cerebral, Diparesia espástica, Órtese, AFOResumo
A paralisia cerebral (PC) é uma disfunção do movimento e postura devido a lesão não progressiva do sistema nervoso central (SNC) a mais presente é Diparesia Espástica (DE) comumente manifestada por plantiflexão excessiva e diminuição da estabilidade postural para tal faz-se emprego de órteses com intuito de diminuir flexão plantar, aperfeiçoar desempenho motor grosso, prevenir deformidades e melhorar qualidade de vida. Baseado nestas informações objetivamos fabricar e testar uma órtese de membro inferior, do tipo SAFO, e de tronco para uma criança com paralisia cerebral com padrão DE, posteriormente avaliada e reavaliada, com 3 semanas de uso, com o questionário GMFM-88. Foi então elaborado um estudo de caso com primariamente a criação de um protótipo e posteriormente feitas as adequações para findarmos a órtese em questão e para sua avaliação aplicamos o formulário supracitado. Como resultado logramos progresso nas seguintes dimensões do GMFM-88 deitar e rolar, sentar, engatinhar e ajoelhar, além de melhor agilidade e convívio social da criança em estudo. Com isto pode ser constatado que o uso desta órtese trouxe melhora para o desenvolvimento de tal paciente, não obstante faz-se necessário realização de mais estudos que abranjam uma maior população para quantificar sensatamente as reais vantagens da utilização deste tipo de órtese com tal padrão abordados no estudo e também para os demais padrões e tipos de órteses já existentes para assim estimar os benefícios físicos e emocionais advindos do uso desde equipamento ortopédico.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ELABORAÇÃO DE UMA ÓRTESE DE BAIXO CUSTO PARA UM PARALISADO CEREBRAL INFANTIL DO TIPO DIPARÉTICO ESPÁSTICO: UM ESTUDO DE CASO. (2020). Fiep Bulletin - Online, 90(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6327