AVALIAÇÃO POSTURAL APÓS INTERVENÇÃO FACILITATÓRIA EM UMA CRIANÇA COM ATAXIA CEREBELAR
Palavras-chave:
Ataxia cerebelar, intervenção faciltatória, Paralisia CerebralResumo
A ataxia cerebelar decorrente de uma Paralisia Cerebral (PC) é um quadro clínico raro, caracterizandose inicialmente por hipotonia e, aos poucos, verificam se alterações do equilíbrio e, menos comumente, da coordenação. Objetivo: O presente trabalho buscou identificar alterações posturais antes e após o procedimento terapêutico facilitatório, em uma criança com PC atáxica cerebelar. Metodologia: Sujeito: Uma criança de 5 anos de idade com diagnóstico de PC atáxica cerebelar.Protocolo de avaliação/reavaliação: Programa Software SAPO (Sistema de Avaliação Postural). Tratamento fisioterapêutico: Intervenção facilitatória: Resultados: Avaliação: Assimetria do plano frontal: 7,7% Assimetria plana sagital: 60,6 % Posição da projeção do CG relativo à posição média dos maléolos (plano frontal): 2,6 % Posição da projeção do CG relativo à posição média dos maléolos (plano lateral): 14,5 %. Reavaliação: Assimetria do plano frontal: - 2,7% Assimetria plana sagital: 18, 6% Posição da projeção do CG relativo à posição média dos maléolos (plano frontal): - 0,8 % Posição da projeção do CG relativo à posição média dos maléolos (plano lateral): 6,8 %.Discussão: As técnicas de facilitação melhoram a mobilidade e a estabilidade postural antigravitacional permitindo que as tarefas motoras seja, executadas com o mínimo de compensações e maior eficiência. A criança estimulada apresenta uma resposta significativa em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor. Essa teoria foi comprovada durante o tratamento que aplicamos na crianças em questão Conclusão: Conclui-se através da realização deste trabalho a eficácia da intervenção facilitatória uma melhora na simetria da projeção do centro de gravidade através da intervenção facilitatória.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO POSTURAL APÓS INTERVENÇÃO FACILITATÓRIA EM UMA CRIANÇA COM ATAXIA CEREBELAR. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3215