INCIDÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DA CIDADE DE FORTALEZA/CE
Palavras-chave:
Incidência, Lesões, CorredoresResumo
O estudo teve como objetivo avaliara incidência de lesões em corredores de Fortaleza/CE. A amostra foi formada por77indivíduosmaiores de 18 anos. Utilizou-se um questionário com 3 perguntas para mensurar a incidência, o tipo e o local doacometimento das lesões nos participantes durante o último ano. Os resultados foram tabulados no Excel 2011 e apresentadosna forma de tabelas. Os resultados mostraram que 50,6% da amostra participantes não sofreram lesões nos últimos 12 meses,enquanto 49,4% afirmaram ter sofrido algum tipo de lesão. De acordo estas afirmações, o tipo de lesão que apresentou maiorprevalência foi à distensão muscular (11,7%), em seguida encontrou-se a condromalácia patelar e a canelite, ambas citadas por7,8% dos entrevistados. Em relação ao local mais acometido por lesões, em primeiro lugar apareceu o joelho (20,8%), emseguida o pé (7,8%).Com base nestes resultados, e considerando as limitações do estudo, pode-se afirmar que não seencontrou diferença significativa quanto à ocorrência de lesões na amostra avaliada. Em relação ao tipo de lesão, aquela queapresentou maior prevalência foi a distensão muscular, e quanto ao local de maior acometimento de lesões os resultadosmostraram que foi a região do joelho. Um dos primeiros passos nessa direção é a realização de estudos dessa natureza, que seproponham a conhecer tanto a incidência das lesões em cada modalidade esportiva, quanto os fatores que acarretam umaumento nos riscos de lesões entre os esportistas, e a partir de um melhor entendimento dessas variáveis envolvidas elaborarestratégias visando minimizar esses fatores.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INCIDÊNCIA DE LESÕES EM CORREDORES DA CIDADE DE FORTALEZA/CE. (2018). Fiep Bulletin - Online, 88(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5993