TEMPO DE REAÇÃO E VELOCIDADE DO SOCO EM CARATECAS GRADUADOS
Palavras-chave:
Caratê, Tempo de reação, CinemáticaResumo
O objetivo deste estudo foi analisar o soco direto (Gyaku tsuki) no caratê e verificar se existem diferenças em três posições iniciais. A amostra constituiu-se de 10 caratecas, com idade média de 22 (±3,2) anos, tempo de prática de 9,8 (±3,1); as variáveis desse estudo foram: tempo de reação (TR), velocidade do punho (Vp) e velocidade angular do cotovelo (?cot). As em três posições iniciais foram: a) mão em cima da faixa (EFx); b) acima da faixa (AFx); e abaixo da faixa (BFx). As ações foram gravadas com uma câmera de alta velocidade (240hz). A avaliação do tempo de reação foi medida através da imagem gravada do individuo entre um estimulo visual e o primeiro movimento do atleta. Para a avaliação da velocidade angular do cotovelo e linear do punho, foram colocados marcadores na pele nas articulações do ombro, cotovelo e punho. Os dados foram analisados através do Software Peak Motus da Vicon®. Para o tratamento estatístico foi realizada a análise de variância (ANOVA) para medidas repetidas e entre os grupos foi realizado o teste Post-Hoc de Bonferroni. Os resultados mostraram não haver diferenças significativas nos valores de TR, ?cot e Vp nas tres posições. Os valores de velocidade do punho foram similares a outros estudos. Os valores de tempo de reação apresentaram valores mais baixos comparados a estudos com outras artes e marciais e com o caratê. As velocidades do punho apresentaram conformidade com estudos que avaliaram a mesma técnica. Os valores de velocidade angular do cotovelo apresentaram valores superiores a estudos que mediram técnicas semelhantes (Choku Zuki). Pode-se concluir que em uma situação de combate não existiria uma posição mais vantajosa na qual tornaria mais eficiente à execução do Gyaku tsuki. Parece que o alto nível de treino, o tempo de prática e a precisão do gesto técnico faz com que os atletas utilizem de ações compensatórias para manter o mesmo desempenho. Novas pesquisas utilizando outros métodos da biomecânica em conjunto são necessárias para uma maior compreensão das ações motoras em caratecas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
TEMPO DE REAÇÃO E VELOCIDADE DO SOCO EM CARATECAS GRADUADOS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2929