A ESTATURA COMO PREDITOR DE DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS DE 10 ANOS DE IDADE
Palavras-chave:
estatura, salto horizontal, desempenho motor, crianças.Resumo
O termo talento esportivo tem sido utilizado para caracterizar pessoas dotadas de elevadas capacidades biológicas e psicológicas, que dependendo do meio social o qual estão envolvidos, poderão apresentar alto desempenho esportivo, dependendo para isso de condições ambientais adequadas, Lanaro Filho & Böhme (2001). Este trabalho teve como objetivo verificar a influência da estatura sobre o desempenho do salto horizontal em escolares do estado de Santa Catarina, Brasil. Para realização desse estudo selecionou-se aleatoriamente uma amostra composta por 718 escolares com idade compreendida de 10 anos, sendo 368 do gênero masculino e 350 do gênero feminino. Os dados do estudo foram extraídos do banco de dados composto por 9.689 crianças e adolescentes do Projeto Proesp/SC, cedido pelo Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora da UDESC/CEFID. De acordo com as normas estabelecidas pelo National Center for Health Statistics NCHS selecionou-se os escolares de ambos os sexos classificando-os pela unidade percentílica para estatura p<25, e p>75. Foi utilizado o teste t: duas amostras presumindo variâncias diferentes, com um nível de significância 5% (p < 0,05). Foi encontrada uma diferença significativa (p<0,05) entre as médias de desempenho do salto horizontal, favorecendo o grupo de maior estatura. O estudo sugere investigações considerando o estado nutricional de eutrofia para estes fins, bem como a influência da estatura sobre o desempenho em outras atividades nessa faixa etária.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A ESTATURA COMO PREDITOR DE DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS DE 10 ANOS DE IDADE. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5359