ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA - RORAIMA
Palavras-chave:
Estado nutricional, Crianças, IMCResumo
A área do desenvolvimento humano, especificamente o desenvolvimento infantil, busca compreender as transformações ocorridas neste período e, verificar, por meio de avaliações, o estado real e esperado para determinada fase do desenvolvimento. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi identificar o estado nutricional de crianças de ambos os sexos, com idades entre 7 e 10 anos regularmente matriculados em uma escola pública no município de Boa Vista/RR e classificá-los de acordo com os critérios de saúde propostos. O estudo foi caracterizado como descritivo-exploratório, a amostra foi composta por 311 escolares, sendo 154 meninos com idade média de 8,3±1,1 anos e 157 meninas com idade média de 8,4±1,1 anos. Os instrumentos utilizados foram uma balança digital (massa corporal), um estadiômetro (altura) e a ficha de matrícula das crianças (idade). O estado nutricional foi referido pelo Índice de Massa Corporal (IMC) utilizando os critérios de Conde & Monteiro (2006). Para análise dos dados utilizou-se da estatística descritiva (média, desvio padrão e distribuição em freqüências e porcentagens). Para comparação entre os sexos utilizou-se o teste “t” de student para amostras independentes. Com relação às médias do IMC pode-se observar um incremento nos valores com o passar da idade em ambos os sexos, com exceção no sexo feminino aos 10 anos de idade. Quando realizado o teste “t” na amostra geral não foram encontradas diferenças significativas (p>0,05) entre os sexos. A maior concentração de sujeitos foi identificada na classificação de eutrófico com 86,4% para os meninos e 82,2% para as meninas. De um modo geral pode-se concluir que o estado nutricional dos sujeitos avaliados apresenta-se dentro da normalidade, sem valores representativos nos graus extremos das classificações propostas para este estudo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA - RORAIMA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3399