ESTIMULAÇÃO NEUROPSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM CÂNCER HOSPITALIZADAS ATRAVÉS DA “TERAPIA DA ALEGRIA”
Palavras-chave:
estimulação neuropsicomotora, crianças com câncer, terapia da alegria.Resumo
O câncer é a terceira maior causa de morte de crianças e adolescentes no Brasil. Por esse motivo este estudo busca investigar como a estimulação neuropsicomotora pode mellhorar a qualidade de vida de crianças com câncer hospitalizadas, através da “Terapia da Alegria”. O projeto se caracteriza como um estudo clínico do tipo pesquisa-ação, de corte transversal e análise qualitativa dos resultados. Participaram do estudo todas as crianças internadas durante o período de intervenção no Serviço de Oncologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão de Florianópolis. As intervenções foram realizadas através de estimulação neuropsicomotora com material lúdico-pedagógico, como pinturas com guache, colagem, construção com blocos lógicos, tocar instrumentos musicais, encher e brincar com balão, entre outras, sempre em grupo para estimular o desenvolvimento físico, motor, cognitivo e social das crianças. Para a coleta de dados foram consultados os prontuários das crianças e utilizado um diário de campo, onde eram registradas em uma matriz observacional as atividades realizadas e anotados os relatos e comentários das crianças, familiares e profissionais do serviço referentes ao projeto. Percebemos que as terapias despertavam o interesse das crianças para realizar as atividades, estimulando a coordenação, o equilíbrio, a linguagem, o cognitivo, a circulação corporal, a função cárdio-respiratória, a socialização, além de tornar o ambiente hospitalar mais agradável e menos traumático.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTIMULAÇÃO NEUROPSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM CÂNCER HOSPITALIZADAS ATRAVÉS DA “TERAPIA DA ALEGRIA”. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5356