DECLÍNÍO DE DESNUTRIÇÃO EM ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE FORTALEZA SEGUNDO CRITÉRIOS ANTROPOMÉTRICOS DO CDC
Palavras-chave:
Desnutrição, Índice de Massa Corporal(IMC), Escolas Municipais.Resumo
A desnutrição infantil é um problema mundial de saúde pública. Estima-se que no mundo inteiro cerca de 100 milhões de crianças sofram de desnutrição moderada ou grave. Em algumas regiões do Brasil mais da metade das crianças é desnutrida, sendo principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. Entretanto, estudos em todo Brasil apontam uma queda no índice de desnutrição na região Nordeste de dez anos atrás para os dias de hoje, de 28% para 18%. O presente estudo analisa a prevalência de normalidade e desnutrição em escolares da rede municipal de Fortaleza (CE). A amostra utilizada constitui-se de 381 crianças de ambos os sexos e com idades entre 6 e 7 anos, selecionados aleatoriamente entre as seis regionais da cidade. Os índices de desnutrição, normalidade, sobrepeso e obesidade foram definidos de acordo com Centers for Disease Control and Prevention(CDC).Os resultados encontrados revelaram que 195(51,2%) são do sexo feminino e 186(48,8%) do sexo masculino. De acordo com o IMC, constatamos que 4,6% das crianças estão obesas, 6,6% com sobrepeso, 16,3% desnutridas e 72,7% apresentam-se na faixa de normalidade. Mesmo analisando os resultados por regionais e sexo, verificamos que a normalidade sempre foi superior a desnutrição, sobrepeso e obesidade. Portanto, podemos concluir que a cidade de Fortaleza esta apresentando um baixo índice de desnutrição quando comparando a outras cidades do Nordeste, segundo estudos realizados. Sugerimos também, um estudo causalístico para a identificação das causas da desnutrição para que esta possa ser evitada, já que mesmo com a diminuição de sua incidência ela ainda constitui uma situação de risco para as crianças.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DECLÍNÍO DE DESNUTRIÇÃO EM ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE FORTALEZA SEGUNDO CRITÉRIOS ANTROPOMÉTRICOS DO CDC. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5307