A INCIDÊNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA DO SESI BARRA DA CIDADE DE FORTALEZA
Palavras-chave:
Adolescentes, Atividade Física, Escola Pública.Resumo
Em razão do jovem na idade escolar raramente apresentar disfunções crônico-degenerativas tem-se investido muito pouco em sua formação voltada à adoção de hábitos de vida que possam inibir o aparecimento dessas doenças no futuro.O fato de sintomas provenientes das doenças crônico-degenerativas ainda não terem se manifestado nessa fase, não significa que o jovem esta imune aos fatores de risco que na seqüência possam induzir a um estado de morbidez.(GUEDES, 199) Assim sendo, o objetivo do presente trabalho é apresentar os níveis de atividade física entre adolescentes do ensino fundamental e verificar suas atividades em momentos de lazer.Foi-se aplicado um questionário aos 260 escolares do turno da tarde, sendo 53,1% do sexo feminino e 46,9% do sexo masculino.Verificamos que 52,7% dos escolares praticam atividade física e 47,3% ainda mantém-se sedentário.O índice maior de inatividade esta entre as mulheres com 66,66% de sedentarismo.Entre os praticantes de atividade física 34,3% praticam atividade de forma diária ou três vezes por semana e 31,4% duas vezes por semana.Quanto aos motivos da inatividade, constamos que 41,46% dos adolescentes não tem tempo, 21,95% tem preguiça, 21,13% não tem dinheiro e 15,44% não gosta de atividade física. Analisando os momentos de lazer dos adolescentes, vimos que 42% gosta de conversar com os amigos, 32% assistir tv, 16% brincar na rua e 10% jogar no computador.Concluímos, portanto em relação aos hábitos de vida dos adolescentes que se é necessário um comportamento mais ativo fisicamente e que apesar de uma incidência de atividade física entre eles a uma necessidade de incluir em seus cotidianos a prática regular de atividade física.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A INCIDÊNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA DO SESI BARRA DA CIDADE DE FORTALEZA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5305