IDENTIFICAÇÃO DOS PERFIS DE DERMATOGLIFIA DIGITAL DA POPULAÇÃO DE CONCÓRDIA SC
Palavras-chave:
Perfil, Dermatoglifia digital, População.Resumo
Os índices de dermatoglifia digital já há tempo são utilizados em criminalística e em medicina para diagnosticar os problemas no desvio do comportamento e problemas de saúde, determinados geneticamente. Na ultima década apareceram vários trabalhos sobre a possibilidade de utilização dos perfis de dermatoglifia digital nas metodologias de busca e seleção dos talentos no esporte. Para utilizar tais metodologias com maior precisão é necessário saber o perfil de dermatoglifia digital da população, em que será realizada a busca dos talentos. As pesquisas, já realizadas, mostram que o perfil de dermatoglifia digital é diferente, não somente nas populações de continentes diferentes, mas também nas regiões distantes de um país. Na bibliografia pesquisada nós não encontramos nenhum trabalho do mesmo gênero, realizado no Brasil. O objetivo da pesquisa foi identificar o perfil de dermatoglifia digital da população de Concórdia SC. A amostra da pesquisa foi composta por 342 estudantes de ambos os sexos de terceiro ano de Ensino Médio da cidade de Concórdia SC - Brasil (142 de sexo masculino e 200 de sexo feminino), que corresponde em torno de 80 % dos estudantes desta faixa etária da cidade. Consideramos essa amostra como representativa da população de Concórdia. O protocolo escolhido para identificação do perfil de dermatoglifia digital foi o Protocolo de Dermatoglifia Digital, de CUMMINS & MILDO (1942). Os resultados da pesquisa mostraram o seguinte perfil de dermatoglifia digital da população de Concórdia: A=0,87±1,64; L=6,84±2,47; W=2,31±2,5; D10=11,4±3,42; AL=18,5%; ALW=15%; 10L=17%; LW=39,5%; WL=9%; 10W=1% (Sexo feminino), A=0,84±1,6; L=6,3±2,91; W=2,87±2,98; D10=12,0±3,8; AL=14,8%; ALW=16,2%; 10L=15,5%; LW=35,2%; WL=15,5%; 10W=2% (Sexo masculino).Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
IDENTIFICAÇÃO DOS PERFIS DE DERMATOGLIFIA DIGITAL DA POPULAÇÃO DE CONCÓRDIA SC. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5259