ANÁLISE COMPARATIVA DA CAPACIDADE AERÓBICA DAS MULHERES HIPERTENSAS E NORMOTENSAS DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA
Palavras-chave:
Consumo máximo de oxigênio, Hipertensão, MulheresResumo
A inatividade física desequilibra o organismo humano, desenvolvendo a síndrome de Hipocinesia que por sua vez traga conseqüências como aparecimento de várias doenças, chamadas doenças de civilização e entre estes e a hipertensão, doença que pode levar a pessoa até morte. O objetivo desta pesquisa foi provar se existe diferença no desenvolvimento da capacidade aeróbia (VO máx) nas mulheres hipertensas e normotensas do Município de Concórdia. A amostra da pesquisa foi composta de 23 mulheres 2 voluntárias, sadias de sexo feminino de 45 a 65 anos de idade (14 na faixa etária 46 a 55 anos e 9 na faixa etária 56 a 65 anos) e 21 mulheres com hipertensão moderada em tratamento (12 na faixa etária 46 a 55 anos e 9 na faixa etária 56 a 65 anos) do Município de Concórdia - SC. Para determinação da capacidade aeróbia (VO máx) dos sujeitos de amostra foi utilizado o Teste de Caminhada de 2 400m de Kalinina. Para tratamento estatístico foram utilizados os métodos da estatística paramétrica (média, desvio padrão, Teste “t” de Student para amostras independentes). O nível de confiança adotado é = 0,05. Os resultados da pesquisa mostraram que capacidade aeróbia (VO max) das mulheres hipertensas de amostra pesquisada, em média, é significativamente menor do que das 2 mulheres normotensas. A diferença alcança 27,1% (p < 0,01) na faixa etária de 45 a 55 anos e 29,9% (p < 0,01) na faixa etária de 56 a 65 anos e o nível do desenvolvimento das capacidades aeróbias das mulheres hipertensas de amostra pesquisada é muito baixo. Conclusão: Provavelmente o nível muito baixo do desenvolvimento das capacidades aeróbias das mulheres de 46 a 65 de idade pode provocar a hipertensão.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE COMPARATIVA DA CAPACIDADE AERÓBICA DAS MULHERES HIPERTENSAS E NORMOTENSAS DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3565