ESTUDO HISTOMORFOMÉTRICO DE CARDIOMIÓCTOS VENTRICULARES DE RATOS WISTAR SUBMETIDOS A DESNTRIÇÃO PROTEICA
Palavras-chave:
.Resumo
Introdução:A desnutrição afeta diretamente o desempenho de vários sistemas orgânicos porém, o efeito pode ser diverso em cada órgão ou tecido, de acordo com a importância do mesmo para o organismo. Os miócitos cardíacos podem sofrer alterações estruturais sob essas condições, modulando a performance cardíaca durante a atividade física. Objetivo:Analisar as alterações morfométricas dos miócitos ventriculares em nível nuclear, a partir do cálculo do volume nuclear ponderado médio, bem como o coeficiente peso cardíaco/corporal de animais submetidos a uma dieta aproteica. Metodologia: Foram utilizados ratos Wistar Albino, machos e fêmeas, nascidos de ratas nutridas e desnutridas, divididos em: grupo controle (N): animais (n=5) mantidos em dieta protéica e o grupo desnutrido (D): animais (n=5) mantidos em dieta de baixa caloria (5% proteína) e eutanasiados aos 21 dias de idade. Os animais e seus respectivos corações foram pesados e seus ventrículos preparados para análise sob microscopia de luz segundo protocolo histomorfométrico. As imagens foram obtidas através do programa Axiovision e analisadas pelo método proposto por GUNDERSEN (1988). Resultados: Os pesos corporais e cardíacos mostraram-se diminuídos nos desnutridos porém o coeficiente peso corporal/peso cardíaco não apresentou diferença significante entre os 2 grupos. A análise histomorfométrica revelou um aumento nuclear nos animais desnutridos em relação aos controles. Conclusão: Os dados obtidos denotam uma interferência direta da dieta de baixa caloria na massa corporal e cardíaca, entretanto a relação entre peso corporal e peso cardíaco não foi alterada. O aumento nos volumes nucleares aponta para uma preservação da função cardíaca.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTUDO HISTOMORFOMÉTRICO DE CARDIOMIÓCTOS VENTRICULARES DE RATOS WISTAR SUBMETIDOS A DESNTRIÇÃO PROTEICA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5254