EFEITO DE UM PROTOCOLO DE TREINAMENTO DE FORÇA E ADMINISTRAÇÃO DE PROPIONATO DE TESTOSTERONA NO PESO CORPORAL, PESO CARDÍACO E PESO DO VENTRÍCULO ESQUERDO DE RATOS WISTAR
Palavras-chave:
coração, exercício resistido, testosteronaResumo
O objetivo desse trabalho foi analisar alterações no peso corporal, no ventrículo esquerdo (VE), relações peso cardíaco/peso corporal e peso VE/peso cardíaco em ratos adultos e idosos submetidos a exercícios com administração de testosterona. Foram utilizados 27 ratos machos Wistar, divididos em Grupo C (controle), 4 ratos de 13 meses; Grupo S (sedentário), 6 ratos de 16 meses; Grupo ST (sedentário/testosterona), 6 ratos de 16 meses; Grupo T (treinado), 5 ratos submetidos a exercícios dos 13 aos 16 meses e Grupo TT (treinado/testosterona), 6 ratos submetidos a exercícios dos 13 aos 16 meses. Nas idades determinadas os animais foram anestesiados, sacrificados, corações foram retirados, seccionando-se os vasos da base próximos ao órgão, pesados em balança analítica com acurácia de 0,001g, utilizando o método de Scherle. Foram analisados: peso corporal, peso cardíaco, peso do VE, relações peso cardíaco/peso corporal, peso VE/peso cardíaco. Foi utilizada a ANOVA e pós teste de Tukey com nível de significância de 5%. O peso corporal aumentou 2,5% no grupo S comparado a C. Os demais grupos apresentaram diminuição de 7% em relação a C. O peso cardíaco aumentou 15,2% em S comparado a C. O grupo T e ST apresentaram os mesmos valores de C. O grupo TT apresentou um aumento de 10% em relação a C. O peso do VE aumentou 31,16% em S comparado a C. Os grupos T, ST e TT apresentaram 15% de aumento do peso do VE em relação a C. Os resultados mostraram que o exercício resistido e o uso do propionato de testosterona provocaram alterações discretas no peso corporal e pronunciadas no peso do VE.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).