RELAÇÃO ENTRE O IMC, NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO, EXERCÍCIO FÍSICO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL DOS PAIS, MÃES E FILHOS
Palavras-chave:
nível de atividade física, nível sócio-econômico, pais e filhos.Resumo
Objetivo: verificar a relação entre o IMC, o nível sócio-econômico, a prática de exercícios físicos regulares e o nível de atividade física diário dos escolares da rede particular de ensino de Curitiba/Pr e de seus respectivos pais. Métodos: amostra foi composta por 45 indivíduos, sendo 15 escolares com 8 anos, 15 pais e 15 mães, divididas em dois grupos: escolares sedentários e seus pais (n=24) e escolares ativos e seus pais (n=21). Inicialmente avaliou-se a massa corporal e a estatura obtendo-se o IMC, para o nível sócio-econômico e a prática de exercício físico dos pais foi utilizado um questionário e para avaliação do nível de atividade física habitual (NAFH) do pai, da mãe e do filho (a) utilizou-se um recordatório (BOUCHARD et al., 1983). Na análise estatística foram calculados as médias e desvio-padrão, ANOVA (one-way) e Correlação de Pearson, com nível alpha de 0,05. Resultados: na correlação houve significância entre o NAFH do pai e a renda familiar (r=-0,60), ou seja, quanto maior o poder aquisitivo da família menor é o NAFH do pai. Conclusão: o fato da criança ser ativa ou sedentária não está relacionado a prática de atividade física dos pais. Entretanto, mais estudos são necessários, visto que a amostra deste estudo foi restrita no número de indivíduos.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RELAÇÃO ENTRE O IMC, NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO, EXERCÍCIO FÍSICO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL DOS PAIS, MÃES E FILHOS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5250