RISCO PARA ATEROSCLEROSE EM ADOLESCENTES COM DIFERENTES ÍNDICES DE VO2máx
Palavras-chave:
Adolescentes, VO2max fatores de risco para ateroscleroseResumo
Introdução: Estudos prospectivos têm demonstrado que alta aptidão cardiorrespiratória leva a redução do risco de doença aterosclerótica em indivíduos adultos. Por outro lado, diferentemente da população adulta, estudos sobre estes fatores de risco relacionados à aptidão cardiorrespiratória em crianças e adolescentes além de escassos são contraditórios. Objetivo: Comparar os indicadores de risco para aterosclerose em adolescentes do sexo masculino de diferentes índices de VO2máx . Metodologia: A amostra foi composta por 121 rapazes entre 12 e 16 anos de idade. O VO2máx foi mensurado através do teste de 20 metros proposto por Léger. A pressão arterial foi mensurada com um efigmomanômetro de coluna de mercúrio. O colesterol total, HDL e triglicérides foram determinados através do método enzimático-colorimétrico. O LDL e VLDL foram calculados. Na análise estatística foi empregada a Análise de Variância e o post hoc de Tukey, com p<0,05. Resultados: Diferenças significativas entre os grupos foram detectadas para o VLDL-C (F=5,04; p=0,008) e triglicérides (F=5,17; p=0,007). Em relação ao teste de comparação múltipla, os valores médios de VLDL-C e triglicérides apresentados pelos rapazes com baixo VO2máx foram significativamente superiores aos encontrados em seus pares com alto e moderado VO2máx . Conclusão: Nossos resultados demonstraram que os adolescentes desta amostra com elevados índices de VO2máx apresentam menor risco aterosclerótico comparados a seus pares com menor VO , principalmente para as concentrações de VLDL-C e triglicérides.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RISCO PARA ATEROSCLEROSE EM ADOLESCENTES COM DIFERENTES ÍNDICES DE VO2máx. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3823