A PREVALÊNCIA DE LESÕES NA COLUNA DO TENISTA: CAUSAS, DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO
Palavras-chave:
tênis de campo, coluna vertebral, lesões esportivas.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo reunir informações acerca das lesões na coluna vertebral em tenistas, evidenciando os principais aspectos relevantes como as causas, tipos de lesões, diagnóstico e prevenção. Para sua realização utilizou-se os métodos e técnicas da pesquisa bibliográfica, tomando como base artigos publicados em periódicos científicos, revistas livros, anais de congresso, artigos da internet, teses e monografias e pós-graduação. As principais causas de lesão por sobrecarga no tênis são devidas principalmente a estruturação inadequada dos treinamentos em relação ao tipo, freqüência, intensidade e duração das sessões. O saque é tido como a causa principal das lombalgias nos tenistas, em função de sua alta exigência física empregada no golpe. A coluna vertebral, assim como a pélvis e o ombro são as regiões mais sensíveis às sobrecargas impostas, originadas de rotações e torções exageradas. A avaliação postural e antropométrica precisa ser realizada regularmente, controlando o nível de desvios na coluna e a assimetria de membros, principalmente em tenistas em formação. A análise biomecânica dos gestos técnicos, ainda relativamente pouco utilizados pelos profissionais, deve ser implementada, tornando-se elemento fundamental na prevenção de lesões na coluna vertebral.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A PREVALÊNCIA DE LESÕES NA COLUNA DO TENISTA: CAUSAS, DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5246