PREVENÇÃO DA SÍNDROME DO IMPACTO NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Professores, Ombro, Sala de aulaResumo
Este estudo foi realizado com 40 professores da cidade de Santa Terezinha de Itaipu, estado do Paraná, Brasil com tempo de profissão superior a 15 anos. Os distúrbios musculoesquelético nas articulações oriundos das atividades foram coletados através de um check-list adaptado de Couto, (2007). Já a percepção de dor foi realizada através de uma escala a qual oscila de 0 a 10 pontos, de acordo com a percepção subjetiva de dor Borg, (2000). Conclui-se que a atividade realizada pelo professor no quadro negro proporciona um desgaste significativo das articulações, destacando a articulação do ombro.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).