MULHERES NO FUTEBOL: DESVELANDO PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS SOB O OLHAR DO GÊNERO.
Palavras-chave:
mulheres jogadoras de futebol - gênero preconceitos - estereótipos.Resumo
Resumo. Vivemos em uma sociedade preconceituosa que destaca as diferenças sexuais, assim, desde crianças tomamos conhecimento de quais são os papéis sociais para os homens e quais os reservados às mulheres. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar a interferência das relações de gênero e as possibilidades de estereótipos e preconceitos na escolha e na prática de futebol por mulheres. A metodologia foi de cunho fenomenológico na dimensão interpretativa de Homem. Participaram da pesquisa 20 jogadoras de futebol entre 18 e 40 anos, residentes em Barbacena-MG. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista semi-estruturada; observação direta e o diário de campo. Os dados foram interpretados à luz da análise de discurso e das representações sociais, sob a ótica do gênero. Os resultados apontam que a maioria das mulheres sofreu influência masculina para iniciar a prática do futebol. Todas atletas vivenciaram preconceitos por parte de familiares, principalmente dos homens; por outro lado, as jogadoras reagem positivamente aos preconceitos. Em relação ao poder, este fica centrado na personalidade do técnico, que geralmente é do sexo masculino. É ressaltada a coragem dessas jogadoras que continuam praticando o futebol numa reserva masculina. Concluímos que as questões de gênero, os preconceitos e os estereótipos interferem na escolha e a na prática do futebol e que a sociedade brasileira, com base em suas crenças, mitos e valores ainda discrimina essas mulheres por motivos sexistas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MULHERES NO FUTEBOL: DESVELANDO PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS SOB O OLHAR DO GÊNERO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5136