INVENTÁRIO SOBRE OS ESTUDOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILERIA
Palavras-chave:
gênero, educação física, produção acadêmicaResumo
RESUMO. O objetivo do estudo foi inventariar a produção acadêmica dos estudos de gênero na Educação Física brasileira. A metodologia consistiu no levantamento de pesquisas desenvolvidas nos Programas de Graduação Stricto Sensu. Para tanto, foi necessária consulta ao banco de dados do NUTESES-UFU; SIBRADID-UFMG; Plataforma LATTES; complementado com consulta às bibliotecas setoriais dos Programas. Foram estudados 69 trabalhos defendidos entre 1984 e 2006. O mapeamento apontou 17 Instituições que deram origem aos estudos e a maior parte destes, localiza-se na região sudeste. A responsabilidade pela autoria e orientação centra-se no sexo feminino. O tema com maior indicativo de preocupação dos pesquisadores foi: "diferenças de gênero nas atividades físicas, esportivas em crianças e adolescentes, seguido de "mulher, gênero e esporte". Conclui-se pela necessidade de ampliar o inventário, uma vez que o banco de dados não condiz com as informações obtidas por outras vias.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INVENTÁRIO SOBRE OS ESTUDOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILERIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4285