ASPECTOS CONCEITUAIS, CLÍNICOS E NORMATIVOS QUE O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSITA SABER SOBRE LER/DORT
Palavras-chave:
LER-DORT, Educação Física, Legislação.Resumo
As LER-DORT, Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são, atualmente, consideradas como verdadeiras epidemias, passíveis de estudo, prevenção e tratamento por uma equipe multidisciplinar. Ocorrem em qualquer indivíduo submetido a determinadas condições de trabalho, nas quais haja, sobretudo, a existência de atividades repetitivas, postura incorreta, excesso de força, sobrecarga física e inadequação ergonômica do ambiente de trabalho, englobando cerca de 30 doenças relacionadas com alterações nos tendões, articulações, músculos e nervos, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite são as mais conhecidas. O presente estudo tem como objetivo analisar aspectos conceituais, normativos e clínicos deste grupo de patologias que tem grande importância clínica, ressaltando a importância do papel preventivo do profissional de educação física, exercido através da implantação de programas de ginástica laboral e as lacunas existentes na caracterização e inclusão deste profissional nos conteúdos normativos da legislação brasileira vigente. A pesquisa tem natureza qualitativa, com formato documental, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. A análise dos documentos legais que normatizam os procedimentos clínicos, preventivos e terapêuticos das LER-DORT permitiu concluir que em nenhum deles está determinado o espaço que o profissional de educação física deve ocupar e exercer nas medidas preventivas das LER/DORT, o que se traduz em um alerta para que haja uma maior conscientização e mobilização profissional para reversão deste equívoco, diante da abordagem multidisciplinar que estas patologias exigem.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ASPECTOS CONCEITUAIS, CLÍNICOS E NORMATIVOS QUE O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSITA SABER SOBRE LER/DORT. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5100