A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA REABILITAÇÃO VESTIBULAR – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
disfunção labiríntica/vestibular, reabilitação vestibular, educação em saúde.Resumo
Introdução: A manutenção do equilíbrio postural é dependente da integração entre os sistemas visual, vestibular, somatossensorial e auditivo. A desarmonia entre estes sistemas pode levar a diversos comprometimentos, como nos casos de disfunções labirínticas e vestibulares, desencadeando sintomas como tontura, vertigem, zumbido, náuseas e desequilíbrios posturais. Materiais e métodos: O presente estudo foi desenvolvido na clínica de fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí no município de Itajaí, envolvendo onze pacientes com diagnóstico de disfunção vestibular ou labiríntica. Todos os pacientes passaram por uma avaliação inicial e posteriormente participaram de encontros semanais com duração de 60 minutos, durante o primeiro semestre de 2013, perfazendo um total de dez encontros. Durante os encontros semanais foram realizadas estratégias de educação em saúde e exercícios direcionados a disfunção vestibular. Resultados: Após dez encontros foi possível verificar uma diminuição das queixas, principalmente das crises de tontura, além de uma melhora no ajuste postural e maior conhecimento a respeito das disfunções labirínticas e vestibulares. Conclusão: Foi possível verificar que o conhecimento a respeito dos fatores que interferem ou desencadeiam as disfunções labirínticas e vestibulares associado a exercícios posturais e de equilíbrio influenciam positivamente o cotidiano das pessoas que apresentam disfunções labirínticas e vestibulares.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA REABILITAÇÃO VESTIBULAR – RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4617