A CONCEPÇÃO CRÍTICO-SUPERADORA: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS E O MÉTODO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Educação Física, Concepção Crítico-Superadora, Cultura corporal.Resumo
O presente artigo foi elaborado com base em um estudo bibliográfico, utilizando como fontes de estudo, livros, artigos científicos, teses de graduação, entre outros. O presente estudo detém o objetivo de analisar e identificar algumas características que envolvem a concepção da Educação Física denominada Crítico-Superadora, tais como, suas bases de formação; os estudiosos que a defendem; os princípios que orientam a sua forma de entender a Educação Física escolar. Com uma ação exploratória o estudo tem a pretensão de entender como se realiza o processo metodológico de ensino-aprendizagem na visão dos defensores dessa abordagem. Nos estudos empreendidos fica claro que, segundo a concepção analisada, a Educação Física adota como objeto de sua prática, a cultura corporal, entendida como formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história e exteriorizados pela expressão corporal; também se busca entender como esse conhecimento se desenvolve na visão Crítico-Superadora, relacionando-se com objetivos, princípios didáticos e avaliativos, entre outros aspectos norteadores da concepção. Adianta-se que uma das conclusões deste artigo é que a concepção da Educação Física em estudo ao primar pela maturação do senso crítico contribui na formação de uma sociedade com cidadãos mais críticos, autônomos e conscientes, portanto, construtores de sua realidade social.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A CONCEPÇÃO CRÍTICO-SUPERADORA: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS E O MÉTODO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4600