EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA NA ESCOLA LUIZ RIBEIRO DE LIMA
Palavras-chave:
Inclusão, cidadania, educação física.Resumo
A Educação Física, é um componente curricular que vem ao longo do tempo mostrando que pode ser o diferencial entre a inclusão e a exclusão. Ao se posicionar diante das dificuldades apresentadas na educação inclusiva como um caminho para a aceitação das diferenças, a educação física mostra que é capaz de trabalhar a inclusão, de maneira que contribua para o crescimento do educando enquanto pessoa que conhece seus direitos e cumpre seus deveres. A escola tem papel especial no processo de inclusão. Ela é o ponto e partida desse processo. Sem a escola a inclusão não seria possível, pois é na escola que se aprende cidadania, convivência, socialização. Percebe-se então, que a escola não é apenas propedêutica, ela é também um local de descobertas e desafios. No momento, o maior desafio é a implementação da inclusão. Quando a família percebe que necessita de uma complementação para educar sua criança ela vem a escola e assim, com a colaboração da família, a escola faz o seu papel na construção do conhecimento do educando. Mas, quando a família tem um portador de necessidades educacionais especiais dentro do lar, acredita que a escola não pode ajudar, pois “o doente” precisa de cuidados pessoais. É nesse cenário que a educação física se situa, como um dos indicadores de progressão no processo de construção do conhecimento relacionado à inclusão de PNEEs nas salas de aula. A ênfase está na adaptação do professor e não no educando. Constatar se essa realidade está sendo desenvolvida na escola Luiz Ribeiro de lima é o objetivo principal deste estudo.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA NA ESCOLA LUIZ RIBEIRO DE LIMA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4599