AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE INTERLEUCINA-6 EM PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA ASSOCIADA À DOENÇA CARDIOVASCULAR E SUA RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA.
Palavras-chave:
Interleucina-6, Síndrome Metabólica, Atividade FísicaResumo
Introdução: Pacientes com Doença Arterial Coronariana, tanto em suas formas agudas quanto crônicas, apresentam níveis elevados da adipocina inflamatória Interleucina-6 (IL-6) quando comparados à população geral, presumidamente saudável. A Interleucina-6 é uma citocina multifuncional que regula a resposta imune do organismo, a hematopoiese, a resposta da fase aguda, e a inflamação. No músculo esquelético, a expressão de IL-6 aumenta após o exercício físico e é expressa por fibras musculares durante a contração, sendo liberada em grandes quantidades do músculo para a circulação durante essa prática. Metodologia: Estudo transversal controlado, baseado em uma amostra histórica obtida por sorteio entre os registros do banco de dados de pacientes com Síndrome Metabólica, segundo ausência e presença estabelecida de Doença Cardiovascular, classificados conforme os critérios NCEP/ATP III, atendidos no Ambulatório de Risco Cardiometabólico do Hospital da PUCRS, no período de 03/2008 a 12/2011. Conclusão: A IL-6 está envolvida na patogênese da Síndrome Metabólica e na associação de desfechos clínicos cardiovasculares. Em relação aos dois grupos estudados de indivíduos sedentários e praticantes de atividade física regular, obteve-se significância estatística, porém, sabe-se que a amostra utilizada para essa análise possui pouco poder estatístico.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE INTERLEUCINA-6 EM PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA ASSOCIADA À DOENÇA CARDIOVASCULAR E SUA RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4588