AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE INTERLEUCINA-6 EM PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA E SUA ASSOCIAÇÃO COM DOENÇA CARDIOVASCULAR.
Palavras-chave:
Interleucina-6, Doença Cardiovascular, Síndrome Metabólica.Resumo
Introdução: A Síndrome Metabólica (SM) é um distúrbio metabólico, associado a produção e acúmulo de tecido adiposo, relacionado a resistência à insulina e liberação de citocinas inflamatórias. A IL-6 é uma citocina inflamatória produzida no tecido adiposo visceral e com alta atividade biológica, afetando adversamente o metabolismo lipídico e glicêmico, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de Doença Cardiovascular (DCV). Metodologia: A Interleucina-6 foi avaliada em 80 pacientes com SM, 40 pacientes sem DCV e 40 pacientes com DCV estabelecida, em um estudo transversal controlado composto por uma amostra histórica do banco de dados do Ambulatório de Risco Cardiometabólico da PUCRS. Resultados: Os níveis séricos de IL-6 foram maiores em pacientes com DCV estabelecida (P=0.036). A idade média é maior no grupo de pacientes sem DCV (60+10 anos). Foram, ainda, estatisticamente significativos os valores de PAD (P=0,008), LDL- Colesterol (P=0,026) no grupo sem DCV. Para o grupo com DCV, o uso de Sinvastatina é realizado pela maior parte dos pacientes, demonstrando significância estatística, respectivamente, (P=0,001). Conclusão: Pacientes com SM e com DCV estabelecida, apresentaram níveis séricos de IL-6 mais elevados, confirmando sua associação com o desenvolvimento de DCV. Esses pacientes, mesmo fazendo uso de estatinas, ainda demonstram níveis de IL-6 aumentados, conferindo maior risco e probabilidade de ocorrência de novos eventos cardiovasculares.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE INTERLEUCINA-6 EM PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA E SUA ASSOCIAÇÃO COM DOENÇA CARDIOVASCULAR. (2016). Fiep Bulletin - Online, 86(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.69