INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL DE AMPUTADOS TRANSTIBIAIS PROTETIZADOS
Palavras-chave:
Avaliação, amputação transtibial, funcionalidadeResumo
Introdução: amputação é uma palavra derivada do latim que significa retirada total ou parcial de um membro ou mais, podendo ser cirúrgica ou traumática, sendo que as amputações têm diversas causas como traumas, processos vasculares, trombose, tumorais, infecciosos entre outros. O nível das amputações também pode variar sendo que as principais são transfemoral e transtibial, todas as características que se referem à amputação como, a altura da amputação seja ela curta média ou longa são interessantes na hora da avaliação seja ela física ou funcional. Objetivo: Verificar nível de independência funcional em pacientes da clinica da Faculdade Assis Gurgacz com amputações transtibiais perante as suas capacidades funcionais, utilizando a Media Funcional para Amputados (FMA). Metodologia:A presente pesquisa trata-se de um estudo de campo, de corte transversal, caráter quantitativo, de coleta de dados de fonte primária, sendo a amostra da pesquisa composta por 19 indivíduos, sendo: 5 do sexo feminino e 14 do sexo masculino. Os dados foram colhidos no centro de reabilitação da Faculdade Assis Gurgacz – FAG na cidade de Cascavel – PR no período de junho a agosto de 2013, através de entrevista direta aos pacientes amputados transtibiais onde foi aplicado questionário Medida Funcional para Amputados (FMA). Resultados: Houve uma predominância do sexo masculino com 73,68%, sendo a principal causa o trauma apresentando uma incidência de 42,11%%. Quanto aos níveis de independência funcional da amostra foi possível observar que todos os pacientes avaliados tem um grau de funcionalidade muito bom com a utilização da prótese mesmo que necessitem de algum auxilio em algum momento. Conclusão: Apesar dos estudos apresentados, se mostra necessário mais estudos nessa área principalmente com instrumentos de avaliação específicos para está população.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL DE AMPUTADOS TRANSTIBIAIS PROTETIZADOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4562