AVALIAÇÃO DA CARGA MENTAL EM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO SETOR ADMINISTRATIVO DA UNIOESTE
Palavras-chave:
NASA-TLX, carga mental, Fisioterapia do TrabalhoResumo
O objetivo deste estudo foi identificar a carga mental da atividade laboral de funcionários públicos do setor administrativo da Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Cascavel. Trata-se de um estudo qualiquantitativo do tipo epidemiológico. A amostra foi composta por 35 funcionários. Foi utilizado o questionário NASA-TLX para identificação da carga mental dos funcionários. As sub-escalas que tiveram maior relevância foram a demanda mental e a pressão de tempo. E com menor relevância demanda física e nível de frustração. A média total das dimensões analisadas foi de 79, representando um alto índice de sobrecarga mental, com relação direta entre a sobrecarga mental e o tempo de serviço com intensidade moderada (p = 0,0346). A partir dos dados obtidos pelo questionário NASA-TLX, foi identificada uma alta carga mental dos trabalhadores da reitoria da UNIOESTE - Campus Cascavel. E, uma relação diretamente proporcional entre a carga mental com os fatores idade, gênero e tempo de serviço.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DA CARGA MENTAL EM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO SETOR ADMINISTRATIVO DA UNIOESTE. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2511