PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DO SURDO E DO DEFICIENTE AUDITIVO NO ESPAÇO ESCOLAR: ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE AUDIÇÃO E PRÓTESE AUDITIVA EM UMA UNIDADE POLO DE ATENDIMENTO À SURDEZ – MACAÉ, RJ.
Palavras-chave:
Surdez, Perda auditiva, Inclusão Social, Educação em Saúde.Resumo
As estratégias educativas voltadas à inclusão de crianças com perda auditiva no ambiente escolar devem ser estimuladas e desenvolvidas de modo a proporcionar a inclusão das mesmas e apoiá-las em seu processo de interação com todos os sujeitos de seu convívio. Objetivou-se apresentar os resultados e as experiências de discentes em uma ação educativa voltada a inclusão da criança surda e deficiente auditiva em uma escola da rede municipal de ensino fundamental de Macaé. Foi realizada uma atividade de educação em saúde no Dia Mundial do Surdo, 30 de setembro de 2013, em uma escola da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Macaé, pelo Programa Saúde na Escola (PSE). A equipe realizou uma atividade de educação em saúde, apresentando de forma lúdica uma cartilha desenvolvida para promoção da inclusão do surdo, para crianças de 06 a 13 anos, matriculadas do primeiro ao sexto ano. Participaram da atividade 14 turmas, totalizando 280 alunos do ensino fundamental. Quanto ao relato dos bolsistas sobre a experiência na atividade, detectou-se que “permitiu a percepção da realidade de crianças especiais e a importância de se dar uma maior atenção a esse grupo”. Verificou-se também que o contato com a criança surda e deficiente auditiva e a forma com que estas interagem com as demais “mostrou que as mesmas também podem levar uma vida normal”. Conclui-se que a atividade educativa atingiu o seu objetivo, uma vez que 90% dos alunos receberam a cartilha e 60% se interessaram pelo conteúdo da mesma. A experiência discente na proposta foi de suma importância para a futura atuação profissional com grupos especiais.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DO SURDO E DO DEFICIENTE AUDITIVO NO ESPAÇO ESCOLAR: ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE AUDIÇÃO E PRÓTESE AUDITIVA EM UMA UNIDADE POLO DE ATENDIMENTO À SURDEZ – MACAÉ, RJ. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4495