HIDRATAÇÃO E HÁBITOS ALIMENTARES NO PRÉ, DURANTE E PÓS-TREINO DE UMA EQUIPE MASCULINA DE HANDEBOL UNIVERSITÁRIO, RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Handebol, Hábitos Alimentares, HidrataçãoResumo
Em desportos coletivos, a alimentação adequada e a ingestão hídrica correta são fundamentais não só na busca de resultados, mas para a garantia da saúde de seus praticantes. O presente estudo objetivou descrever a hidratação e os hábitos alimentares no pré, durante e no pós-treino de uma equipe masculina de handebol universitário, Rio de Janeiro. Realizou-se um estudo descritivo, transversal, de base primária com 14 atletas homens, com idade entre 19 e 35 anos, voluntários, de uma equipe masculina de handebol da UNISUAM, no mês de setembro de 2008. Um formulário elaborado para o acompanhamento nutricional dos atletas em quadra foi aplicado antes, durante e depois do treino pelas alunas do curso de nutrição. Os dados foram digitados, consolidados e analisados no programa Excel for Windows 2007, sendo sua exploração por meio das freqüências absolutas e relativas, e das medidas de tendência central (média e desvio padrão) das variáveis selecionadas. Os atletas apresentaram a média de idade (anos) de 25,6±5,5; estatura (m) média de 1,79±0,08; e peso (Kg) médio de 81,18±13,2. Quanto ao tipo de refeição, verificou-se que 85,7% dos atletas referiram lanchar e 14,3% almoçar antes do treino, principalmente, na instituição de ensino. Quanto a hidratação, detectou-se que 64,3% dos atletas se hidratavam antes do treinamento físico, destes 44,4% beberam água, 22,2% suco de laranja e 22,2% refrigerantes. Todos os atletas ingeriram água durante e no pós-treino. Conclui-se que os atletas de handebol necessitam melhorar as escolhas alimentares dentro do que é recomendado na literatura. A ingestão de água foi adequada durante e no pós-treino.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).