A RELAÇÃO ENTRE A CIRCUNFERÊNCIA DE CINTURA E NÍVEIS DE FLEXIBILIDADE EM ADOLESCENTES DE 14 A 18 ANOS
Palavras-chave:
Circunferência de Cintura, Flexibilidade, AdolescentesResumo
A presente pesquisa configura-se como um estudo transversal descritivo-analítico realizado na cidade de Imperatriz (Maranhão). Este estudo contou com uma amostra de 118 adolescentes entre 14 a 18 anos, com objetivo de identificar a influencia do excesso de peso e da obesidade central nos níveis de flexibilidade em adolescentes. Segundo os dados, o Índice de massa corporal (IMC) médio da amostra foi de 20,84 (±2,96) kg/m2, a Circunferência de cintura (CC) de 72,33 (± 8,44) e o teste de Sentar e Alcançar (TSA) de 33,42 (± 10,48) centímetros. Na avaliação dos níveis de flexibilidade, identificou-se que a maioria dos adolescentes enquadra-se na classificação de “razoável” 34 (28,8%) sujeitos, enquanto 24 (20,3%) sujeitos na classificação “muito bom” e outros 22(18,7%) na classificação “muito fraca”, ainda 19 (16,1%) estão na classificação de “fraca” e outros 19 (16,1%) foram classificados como “bom”. Os sujeitos do sexo feminino subdivididos em níveis de circunferência de cintura:ótimo (78,46%), moderadamente alto (18,46%), alto (0,00%) e muito alto (3,08%); Os sujeitos do sexo masculino em função dos níveis da circunferência de cintura: ótimo (64,15%), moderadamente alto (24,53%), alto (9,43%) e muito alto (1,89%). Os resultados desse estudo sugerem que os valores de circunferência de cintura apresentaram fraca correlação com a flexibilidade, ou seja, valores altos ou baixos de circunferência não apresentaram relação direta com a flexibilidade, logo, nesta amostra, a flexibilidade dos adolescentes não foiafetada pela variação da CC.Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A RELAÇÃO ENTRE A CIRCUNFERÊNCIA DE CINTURA E NÍVEIS DE FLEXIBILIDADE EM ADOLESCENTES DE 14 A 18 ANOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4448