A RELAÇÃO ENTRE A CIRCUNFERÊNCIA DE CINTURA E NÍVEIS DE FLEXIBILIDADE EM ADOLESCENTES DE 14 A 18 ANOS
Palavras-chave:
Circunferência de Cintura, Flexibilidade, AdolescentesResumo
A presente pesquisa configura-se como um estudo transversal descritivo-analítico realizado na cidade de Imperatriz (Maranhão). Este estudo contou com uma amostra de 118 adolescentes entre 14 a 18 anos, com objetivo de identificar a influencia do excesso de peso e da obesidade central nos níveis de flexibilidade em adolescentes. Segundo os dados, o Índice de massa corporal (IMC) médio da amostra foi de 20,84 (±2,96) kg/m2, a Circunferência de cintura (CC) de 72,33 (± 8,44) e o teste de Sentar e Alcançar (TSA) de 33,42 (± 10,48) centímetros. Na avaliação dos níveis de flexibilidade, identificou-se que a maioria dos adolescentes enquadra-se na classificação de “razoável” 34 (28,8%) sujeitos, enquanto 24 (20,3%) sujeitos na classificação “muito bom” e outros 22(18,7%) na classificação “muito fraca”, ainda 19 (16,1%) estão na classificação de “fraca” e outros 19 (16,1%) foram classificados como “bom”. Os sujeitos do sexo feminino subdivididos em níveis de circunferência de cintura:ótimo (78,46%), moderadamente alto (18,46%), alto (0,00%) e muito alto (3,08%); Os sujeitos do sexo masculino em função dos níveis da circunferência de cintura: ótimo (64,15%), moderadamente alto (24,53%), alto (9,43%) e muito alto (1,89%). Os resultados desse estudo sugerem que os valores de circunferência de cintura apresentaram fraca correlação com a flexibilidade, ou seja, valores altos ou baixos de circunferência não apresentaram relação direta com a flexibilidade, logo, nesta amostra, a flexibilidade dos adolescentes não foiafetada pela variação da CC.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A RELAÇÃO ENTRE A CIRCUNFERÊNCIA DE CINTURA E NÍVEIS DE FLEXIBILIDADE EM ADOLESCENTES DE 14 A 18 ANOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4448