A PERCEPTIVIDADE DOS CUIDADORES DE PACIENTES COM TCE SOBRE SUA QUALIDADE DE VIDA.
Palavras-chave:
Traumatismo Cranioencefálico, fisioterapia, cuidador,Resumo
Introdução: O Traumatismo Cranioencefálico (TCE) pode ser definido como uma agressão ao cérebro em conseqüência de um trauma externo, resultando em alterações cerebrais momentâneas ou permanentes, de natureza cognitiva e/ou funcional. O indivíduo acometido por essa condição, passará por conflitos e mudanças significativas no estilo e qualidade de vida, e nesse momento surge a necessidade da presença de um cuidador. Objetivo: Identificar as percepções dos cuidadores acerca de sua qualidade de vida, diante das novas atribuições assumidas na condição de cuidador de um paciente com TCE. Metodologia: A pesquisa foi realizada na clinica de reabilitação FAG, por meio de um questionário semi-estruturado, baseado no questionário de Jimenez (2006), com quatro cuidadores de pacientes com TCE. Resultados: Os resultados demonstraram que 100% dos cuidadores apresentam conhecimento parcial acerca do TCE e assumiram a função a menos de 4 anos. 50% da amostra optaram por essa atribuição e 50% deles sentiram que houve mudanças negativas na rotina familiar. 75% destes cuidadores ocupam entre 12 e 24 horas do seu dia e 100% deles sentiram alterações em alguma esfera de seu cotidiano. 100% destes cuidadores realizam os exercícios fisioterapêuticos em casa, visando maior independência deste paciente, entretanto, 75% deles realizam esta função com dificuldade. Conclusão: Independentemente dos fatores que contribuíram para a condição de cuidador, fica evidente que há interferência no cotidiano e na qualidade de vida destes cuidadores em função do ato de cuidar, onde, lazer, trabalho e estudo acabam negligenciados em função desta nova atribuição.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-13
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A PERCEPTIVIDADE DOS CUIDADORES DE PACIENTES COM TCE SOBRE SUA QUALIDADE DE VIDA. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/441