NÍVEL DE SATISFAÇÃO E AUTOPERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
Palavras-chave:
Natação Paraolímpica, Imagem Corporal, Aptidão Física.Resumo
Este estudo aborda a natação Paraolímpica, que através de incentivos governamentais, privados e de projetos sociais vem crescendo e despertando o interesse cada vez maior de novos praticantes e profissionais de diversas áreas de atuação. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o nível de satisfação e autopercepção da imagem corporal de atletas com deficiência física. O tipo de estudo é descritivo com natureza quanti-qualitativa, onde participaram da pesquisa sete atletas de natação paraolímpicas pertencentes à equipe de alto rendimento do PFDA. Os dados foram coletados antes e durante os treinos realizados no SESI – Clube da Parceria através do Questionário de Transtornos Dismórficos e do teste de Cooper adaptado para natação que foi realizado em uma piscina de 25 metros. Os resultados mostraram que os atletas com deficiência da equipe possuem níveis de aptidão física satisfatória e não refletem grau de insatisfação com a sua aparência. Concluiu-se ao correlacionar os níveis de aptidão física com imagem corporal de atletas da natação paraolímpica que as limitações causadas pela deficiência física não são evidenciadas por eles, mais sim suas potencialidades que são desenvolvidas e aperfeiçoadas pela modalidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
NÍVEL DE SATISFAÇÃO E AUTOPERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4404