DANÇA NO PLANO TERAPÊUTICO SINGULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE RESIDENTES NO SERVIÇO DE INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DR. ALBERTO LIMA (HCAL)
Palavras-chave:
Dança, Psiquiatria, Saúde MentalResumo
O presente trabalho trata de relatar as experiências dos residentes professores de educação física, para descrever os possíveis significados atribuídos pelos pacientes portadores de transtorno mental frente às atividades de dança. A temática surge a partir dos constantes pedidos dos pacientes internados na clínica psiquiátrica do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) pelas atividades de dança desenvolvidas pelos professores de educação física oriundos do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com ênfase na linha de formação Atenção a Saúde Mental, da Universidade Federal do Amapá, sendo esta prática corporal previstas no plano terapêutico singular dos pacientes. Registra-se que este estudo qualitativo, do tipo descritivo, teve como sujeitos pacientes internados no serviço de psiquiatria do HCAL, com diferentes diagnósticos de transtornos mentais. Para o estudo, foram utilizados os meses de Junho e Agosto de 2013, sendo a quantidade de participantes variada a cada semana, devido ao quadro clínico, internações, reinternações e altas hospitalares. Compreende-se que as atividades de dança trazem diferentes interpretações para os pacientes com transtornos mentais, porém, há um consenso de que são grandes os benefícios propostos pela sua prática, sejam orgânicos ou psicológicos. A ideia de termos a dança como uma possível ação terapêutica nas atividades do serviço de saúde mental evidencia a importância da presença e atuação do profissional de educação física na equipe multiprofissional de saúde mental, pois se fundamenta no modelo de assistência não centrada na ação médica, e sim, em novas perspectivas de serviços de cuidado e promoção da saúde.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DANÇA NO PLANO TERAPÊUTICO SINGULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE RESIDENTES NO SERVIÇO DE INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DR. ALBERTO LIMA (HCAL). (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4375