PERFIL DOS PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS DA ACADEMIA DA PRAÇA DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ
Palavras-chave:
Perfil – atividade física – praça.Resumo
O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil dos praticantes de atividades físicas da academia da Praça Jardim Felicidade, Macapá-AP. Para isso, foi utilizado questionário com perguntas fechadas para a obtenção de informações de gênero, idade, motivação e perfil socioeconômico dos praticantes. Foram avaliados 46 indivíduos, 38 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, com idade média de 37,19 e 48,88 anos, respectivamente. Os resultados mostraram que 63% são natural do Estado do Amapá e 61% são casados. Em relação ao grau de escolaridade, 43% possuem ensino médio completo. Quanto ao trabalho, 54% são empregados. Entre os que trabalham 76% têm uma jornada de 20 a 40 horas semanal. Sobre a renda familiar, 78% recebem de 1 a 3 salários mínimos. Em relação ao tempo de realização de atividades físicas, os mesmos praticavam em média 37,3 meses e em sua maioria acompanhada, com 52% dos pesquisados. A frequência da prática de atividades físicas é em média 4,85 vezes por semana e 93 minutos por sessão. Em relação aos objetivos, 48% tem por finalidade melhorar a saúde. A partir dos dados acerca do perfil dos praticantes da academia da praça, é possível sugerir políticas públicas mais efetivas de programas de prevenção da saúde, a partir da prática de atividades físicas, bem como o incentivo a essa prática e como forma de satisfazer a necessidade de uma população com baixa renda.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERFIL DOS PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS DA ACADEMIA DA PRAÇA DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.118