EFEITO AGÚDO DE DOIS TIPOS DE RECUPERAÇÃO NO LACTATO SANGUÍNEO DE NADADORES APÓS ESFORÇO MÁXIMO
Palavras-chave:
Recuperação, lactato, natação.Resumo
Objetivos: identificar o efeito agudo da recuperação passiva e da recuperação ativa no lactato sanguíneo após o esforço máximo, além de demonstrar a cinética do lactato nestes dois tipos de recuperação. Metodologia: A amostra foi composta por 15 nadadores com idade média de 15 a 20 anos, que participaram de dois procedimentos experimentais. No primeiro, após a realização de uma simulação competitiva da prova de 200 metros nado livre, executaram recuperação passiva de 15 minutos, em decúbito dorsal. No segundo procedimento, após a mesma simulação competitiva, os atletas executaram 5 minutos de recuperação passiva, em decúbito dorsal, necessária em virtude da coleta sanguínea, e 10 minutos de recuperação ativa a 60% - 65% de intensidade, de acordo com a capacidade de cada atleta. Durante a recuperação passiva, os atletas permaneceram protegidos do sol, em local coberto. Foram realizadas 3 coletas de aproximadamente 1 – 2 gotas de sangue em cada procedimento, ocorrendo antes da simulação competitiva, 5 minutos após e 15 minutos após, nos dois procedimentos. Resultados: Na coleta realizada anteriormente à simulação competitiva, não houve diferença significativa (p<0,05) entre os dois procedimentos. Entretanto, houve diferença significativa (p<0,05) na concentração de lactato sanguíneo após os dois tipos de recuperação, sendo a recuperação ativa responsável pela remoção de 36,6% do lactato produzido, enquanto a recuperação passiva, somente 14,96%. Conclusão: A recuperação ativa é mais eficiente do que a recuperação passiva, na remoção do lactato sanguíneo produzido após um esforço máximo. Este estudo demonstrou que 10 minutos de recuperação ativa, realizada a 60 – 65% de intensidade, é capaz de remover o lactato sanguíneo com maior eficiência. Entretanto, a duração desta recuperação não foi suficiente para remover a quantidade necessária, levando sua concentração aos níveis de repouso. Esta exigência se dá pela quantidade de provas em que um nadador profissional participa em uma mesma competição.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITO AGÚDO DE DOIS TIPOS DE RECUPERAÇÃO NO LACTATO SANGUÍNEO DE NADADORES APÓS ESFORÇO MÁXIMO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4368