A CONTRIBUIÇÃO DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA PESSOAS COM SEQUELAS NEUROLÓGICAS
Palavras-chave:
Atividade física, deficiência física, seqüelas neurológicasResumo
A atividade física adaptada é considerada hoje um componente primordial para a reabilitação, independência, prevenção de doenças secundárias e uma melhor qualidade de vida de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Programas de atividades físicas e recreativas regulares podem propiciar ao indivíduo deficiente um novo sentido para a sua vida. Nesse contexto, este trabalho descreve a experiência de uma prática de educação física no Programa de Atividades Motoras para Deficientes - PROAMDE, na Universidade Federal do Amazonas, com um grupo de alunos que possuem seqüelas neurológicas, a saber: acidente vascular cerebral (AVC), lesão medular incompleta, paralisia cerebral (PC) e traumatismo crânio encefálico (TCE). Essa turma é constituída por 8 alunos, na faixa etária entre 26 e 77 anos, sendo três do sexo masculino e cinco do sexo feminino. As aulas são ministradas duas vezes por semana, das 14:00 às 15:30 horas, compreendendo os seguintes conteúdos, que são trabalhados em formas de jogos recreativos, individuais e coletivos: treinamento da marcha (locomoção), reeducação muscular, habilidades com bola, introdução ao desporto (boccia, atletismo, tênis de mesa), socialização, higiene e saúde, aspectos pedagógicos; também são realizadas atividades de lançamento, caminhada, corrida, rolamento, marcha, deslocamento, manipulação e outros. Os resultados foram obtidos a partir da coleta de dados através das avaliações semestrais e acompanhamentos individuais diários. Ocorreram vários progressos com os alunos dessa turma. Os mesmos alcançaram melhoras, tanto nas habilidades motoras como nos aspectos social e afetivo. Assim, podemos afirmar que a atividade física regular pode não só trazer benefícios fisiológicos no sentido de prevenir uma nova recidiva de acidente vascular cerebral, como também influenciar de forma benéfica no seu aspecto emocional, proporcionando-lhes maior autoconfiança, autonomia e independência.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A CONTRIBUIÇÃO DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA PESSOAS COM SEQUELAS NEUROLÓGICAS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4258