VERIFICAÇÃO DO PERFIL DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADO À SAÚDE DOS DISCENTES INGRESSANTES NO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIEVANGÉLICA
Palavras-chave:
Nível de aptidão física, Saúde e Universitários.Resumo
Segundo Rodrigues, 1991 o termo qualidade de vida implica na inter-relação mais ou menos harmoniosa dos vários fatores que moldam e diferenciam o cotidiano do ser humano. Muitos fatores de natureza biológica, psicológica e sócio cultural, tais como: saúde física, saúde mental, longevidade, satisfação no trabalho, relações familiares, disposição, produtividade, dignidade e até mesmo espiritualidade estão associados ao termo qualidade de vida. O objetivo principal deste estudo foi traçar um perfil nível de Aptidão Física Relacionado à Saúde (AFRS) dos discentes ingressantes no primeiro período do curso deEducação Física em número de 40 acadêmicos sendo 20 homens e 20 mulheres comparando o estágio inicial, na entrada da faculdade e depois de um ano. Para tanto, foram feitos os seguintes testes: medidas antropométricas utilizando dobras cutâneas 7 dobras de Pollock & Jackson, para estimar a distribuição da composição corporal, flexibilidade com banco de Wells.
Força de braço em 1 minuto, resistência abdominal em 1 minuto e Teste de VO max indireto - teste de 12 minutos na pista de 2atletismo. Sendo que os resultados dos homens nos dois momentos, usando o teste t student, constatou-se diferençasignificativa em 2 variáveis da AFRS. Desse modo, os homens apresentaram valores estatisticamente maiores no segundomomento nas variáveis: Flexão/extensão braços (p<0,010) e Vo max (p=0,011). Já no restante das variáveis não houve 2diferença significativa. Comparando-se os resultados das mulheres nos dois momentos usando o teste t student, constatou-sediferença significativa em 3 variáveis da AFRS. Desse modo, as mulheres apresentaram valores estatisticamente maiores nosegundo momento nas variáveis: percentual de gordura (p<0,035), Vo max (p=0,020) e flexibilidade (p=0.028). Pollock e 2Wilmore (1993). Podemos concluir que de maneira geral, estes resultados demonstram que muitos universitários - mesmo participando das aulas de Educação Física Curricular (EFC) - apresentam baixa aptidão em algumas variáveis da AFRS.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
VERIFICAÇÃO DO PERFIL DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADO À SAÚDE DOS DISCENTES INGRESSANTES NO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIEVANGÉLICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4200