ESTILO DE VIDA EM CRIANÇAS ESCOLARES DE ANÁPOLIS-GO.
Palavras-chave:
estilo de vida, hábitos alimentares, atividade físicaResumo
Objetivo do estudo foi de identificar o estilo de vida de escolares de 10 a 12 anos do município de Anápolis-GO. A amostra foi obtida de forma estratificada, em 02 escolas públicas, com uma amostra de 247 crianças do sexo masculino e 254 crianças do sexo feminino, perfazendo uma amostra total de 501 escolares. Foi aplicado um questionário modificado de estilo de vida (BARROS, NAHAS, 2003) para avaliar o estilo e vida (tempo livre gasto pelas crianças quando não estavam na escola, bem como o nível de atividade física e os hábitos alimentares). Como resultados para os hábitos alimentares 81,8% masculino e 81,5% feminino encontram-se com uma alimentação considerável insuficiente. Para nível de atividade física 23,5% escolares do sexo masculino e 26,4%do sexo masculino como inativos; 23,1% e 27,2 % são insuficiente ativos; 25,5% e 24,4% são moderadamente ativos; já 27,9% e 22,0% são ativos. Os registros dos escolares mostraram que a maioria passa a maior parte do seu tempo livre assistindo à televisão. O estudo concluiu que os escolares, quanto ao nível de atividade física, os escolares masculinos são mais ativos que o sexo feminino, e que ambos passam boa parte de seu tempo livre assistindo à televisão. Diante dos resultados encontrados quanto aos hábitos alimentares, podemos concluir que os tanto os escolares do sexo masculino quanto do feminino adotam hábitos alimentares irregulares em relação ao que é sugerido pela nova pirâmide alimentar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTILO DE VIDA EM CRIANÇAS ESCOLARES DE ANÁPOLIS-GO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2958