PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ESCOLARES DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Obesidade, Aptidão Física, SaúdeResumo
O objetivo deste estudo foi descrever a prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares da região central do Rio Grande do Sul, além de verificar possível associação entre a classificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e escores da Aptidão Física Relacionada a Saúde (AFRS). Foram estudados 1423 alunos (54,1% meninos e 45,9% meninas), com idade entre 7 e 17, anos, de escolas de três municípios do interior do Estado do Rio Grande do Sul, situados na região central. O sobrepeso e obesidade foram definidos a partir do IMC igual ou maior que 25 e 30 kg/m², adaptados para idade e sexo de acordo com a recomendação de Cole et al (2000). A AFRS foi avaliada a partir dos testes de 9 minutos, Abdominal e Flexiblidade. Para análise estatística, aplicou-se o teste "t" de Student (para verificar diferença entre sexos), teste Qui-Quadrado (para verificar possíveis diferenças entre as prevalências e verificar associação entre as classificações do IMC e escores da AFRS). A regressão linear foi utilizada para verificar se existe relação linear entre IMC e idade. Encontrou-se uma prevalência de sobrepeso e obesidade de 16,8% e 4,6%, respectivamente. Os meninos apresentaram prevalências superiores as meninas no sobrepeso (17,9% e 15,5%) e obesidade (5,7% e 3,3%) respectivamente, sendo esta diferença estatisticamente significante (p<0,05). A faixa etária dos 10 a 14 anos apresentou maior percentual de indivíduos com sobrepeso e obesidade. A regressão linear indicou que existe relação linear entre IMC e idade. Encontrou-se associação entre sobrepeso/obesidade nos testes de 9 minutos e Abdominal. Pode-se concluir que a predominância de sobrepeso e obesidade na região investigada é superior nos meninos. A maior prevalência de excesso de peso apresentou-se dos 10 aos 14 anos. Crianças com sobrepeso/obesidade apresentam tendência a obterem índices abaixo do recomendado nos testes de AFRS.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ESCOLARES DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4063