COMPOSIÇÃO CORPORAL E NÍVEIS DE FORÇA DE ALUNOS DO NÚCLEO PREPARATÓRIO DE OFICIAIS DA RESERVA
Palavras-chave:
Militares, Composição Corporal, Níveis de ForçaResumo
A carreira militar exige de seus profissionais uma condição física mínima, suficiente para o desempenho de funções militares específicas, exigindo uma composição corporal saudável, bem como, níveis de força adequados. Portanto, o objetivo desse estudo foi verificar a composição corporal e os níveis de força de alunos do Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva (NPOR) de João Pessoa-PB. A amostra foi composta por 40 alunos do NPOR, com idades entre 19 e 22 anos, dos quais coletou-se dados das variáveis força manual e lombar, Massa Corporal, Estatura e 10 dobras cutâneas distintas. Calculou-se o Índice de Massa Corporal (IMC), Massa Corporal Magra, Massa Corporal Indicada, Necessidade de Engordar, Necessidade de Emagrecimento, Densidade Corporal e Percentual de Gordura. Para o tratamento dos dados foi utilizada estatística descritiva (SPSS 10.0). Como principais resultados encontramos: a média do IMC dos indivíduos foi considerada normal (22,37kg/m2), o percentual de gordura obtido através do somatório de dobras cutâneas também apresentou resultados normais (14,77%); 85% do peso corporal refere-se à massa corporal magra, no entanto se considerarmos o valor de Massa Corporal Magra Indicada, percebemos que os sujeitos do estudo estão em média 10,42 kg abaixo do peso, fato esse também refletido na necessidade de engordar; existe predomínio da força em maior grau na primeira tentativa, sendo que a mesma decresce em relação ao número de medidas, as medias de maior força manual estão na direita o que revela um predomínio de força desta mão, no entanto, os militares estariam classificados como fracos em relação a força de preensão manual na mão direita e muito fracos na mão esquerda. Pode-se concluir que a composição corporal dos militares avaliados está normal, já em relação aos níveis de força existe a necessidade de uma atenção especial uma vez que os resultados estão considerados abaixo da zona saudável.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPOSIÇÃO CORPORAL E NÍVEIS DE FORÇA DE ALUNOS DO NÚCLEO PREPARATÓRIO DE OFICIAIS DA RESERVA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4062