PIPE - PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PSICOMOTORA ESPECÍFICA
Palavras-chave:
Avaliação Motora, Intervenção Psicomotora, Síndrome de DownResumo
O desenvolvimento de crianças com síndrome de Down (SD) passa por um processo constante de transformação, revelando atrasos nas aquisições motoras. De zero a três anos geralmente estas crianças recebem estimulação em centros especializados; porém, a partir dessa idade, a estimulação reduz consideravelmente ou até mesmo cessa. O objetivo desta pesquisa é apresentar a proposta do Programa de Intervenção Psicomotora Específica (PIPE) para crianças com SD de 04 a 12 anos oferecido pelo Laboratório de Desenvolvimento Humano (LADEHU) do Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e analisar os resultados de um ano de intervenção em um grupo de crianças. Para tanto, foram selecionadas intencionalmente 4 crianças que participaram desde o início do projeto em 2005 e compareceram a, no mínimo, 15 sessões no 1º semestre de 2006. Essas crianças foram avaliadas em três momentos, semestralmente, sempre pelo mesmo avaliador. Utilizou-se para isso os testes que compõem a Escala de Desenvolvimento Motor - "EDM" (ROSA NETO, 2002), que avalia as seguintes áreas: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. Entre as avaliações, as crianças participaram de sessões de "Intervenção Psicomotora", realizadas duas vezes por semana, com duração de 50 minutos e oferecidas interdisciplinarmente por profissionais das áreas da saúde e educação. O acompanhamento diário das intervenções foi feito através de um Modelo de Observação (SáNCHES et al, 2003). Nossos resultados mostram evolução no desenvolvimento motor de todas as crianças, após participarem do PIPE por um ano. Ficou evidente nessa pesquisa o aspecto positivo das intervenções direcionadas a crianças com síndrome de Down.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PIPE - PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PSICOMOTORA ESPECÍFICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4060