BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA NA PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA BRASILEIRA.
Palavras-chave:
benefícios, equoterapia, paralisia cerebral.Resumo
Introdução: A paralisia cerebral é caracterizada como disfunção motora, em razão de lesão cerebral não progressiva que acontece na fase inicial da vida. Objetivo: Verificar as publicações na área da fisioterapia relacionadas à equoterapia na paralisia cerebral, analisando e compreendendo a eficácia das diversas metodologias de intervenção. Método: Revisão da literatura, com busca nas bases de dados Lilacs e Revista de Neurociência, no período de abril a junho de 2014, utilizando as palavras-chave “benefícios”, “equoterapia” e “paralisia cerebral”. Os critérios de inclusão foram: artigos promovendo tratamento fisioterapêutico, artigos limitados ao idioma português e relação com as palavras-chave.Resultados: Dos 31 artigos inicialmente encontrados, foram selecionados 05 que se encaixaram nos critérios de inclusão.Com este estudo, foi possível observar os ganhos aparentes adquiridos pelas crianças ao realizarem a equoterapia como forma de intervenção, complementando o tratamento fisioterapêutico e chamada de terapia complementar, pois explora as potencialidades do praticante em um ambiente estimulante que favorece a superação das limitações físicas. Conclusão: Com esta pesquisa pode-se observar a necessidade de pesquisa na área da neurologia sobre técnicas complementares e importantes como a equoterapia, que auxiliem no tratamento das patologias como a paralisia cerebral.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA NA PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA BRASILEIRA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.119