PADRÃO MOTOR DOS PARTICPANTES DO PROJETO EXTENSIONISTA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL- RS- "PROJETO COPAME"
Palavras-chave:
desenvolvimento motor, crianças, motricidadeResumo
O presente trabalho tem por objetivo a apresentação do perfil motor dos praticantes dos alunos participantes do Projeto COPAME. O perfil motor de cada praticante foi traçado individualmente de acordo com a Escala de Desenvolvimento Motor descrita no Manual de Avaliação motora. O objetivo do projeto é promover atividades lúdico-recreativas e aquáticas, tais como brincadeiras, dinâmica com música, jogos simbólicos, jogos sensórios-motores e jogos de regras, para uma melhora do desenvolvimento motor das crianças. O tipo de pesquisa foi qualitativa de descrição. A amostra constituiu-se de 26 alunos, de ambos os sexos, com idades entre 3 e 12 anos, participantes do Projeto COPAME – projeto extensionista da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) Os testes foram aplicados com auxílio do Kit EDM (Escala de Desenvolvimento Motor). Para a análise dos dados foi utilizado o programa EPI-INFO versão 6.0 (Fernádez Merino, 1996), com intuito de avaliar os padrões motores da amostra. Na Motricidade fina, apresentaram déficit nos resultados, na motricidade global os avaliados apresentaram resultados na motricidade global os avaliados apresentaram resultados satisfatórios e inferiores a sua idade, já no equilíbrio foram apresentados os melhores resultados. Esquema Corporal/Rapidez nos mostrou resultados insatisfatórios, comparando ao número de crianças analisadas. Na Organização Espacial obteve resultados inferiores ao normal e o último aspecto avaliado Linguagem/Organização Temporal foi o teste onde apresentaram maior déficit nos resultados. Sendo assim, de acordo com esse estudo, onde os praticantes foram avaliados individualmente, assim pode-se traçar um tratamento individualizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).