ESTUDO DA FORÇA DOS MEMBROS INFERIORES APÓS UM TREINAMENTO DE DOZE SEMANAS EM IDOSOS
Palavras-chave:
Força, treinamento, idosoResumo
Introdução: Com o aumento da população com idade superior a 60 anos, as atenções dos pesquisadores têm se voltado para as questões da capacidade funcional e dependência física. Objetivo: O presente estudo foi verificar a força de membros inferiores, em idosos acima de 60 anos, após 12 semanas de prática das atividades físicas nas aulas realizadas. Metodologia: A amostra foi constituída de 13 indivíduos de ambos os sexos, com idade média de 65,69 (d.p.=4,42) anos, participantes um programa específico para a terceira idade. Para mensurar a força foi utilizado o “Teste de Sentar e Levantar”, (Matsudo, 2000). Os participantes realizaram aulas três vezes por semana. Exercícios de musculação (uma vez por semana) incluindo cadeira extensora, cadeira flexora, adutor, abdutor, leg press 45º. Durante as primeiras 8 semanas os participantes realizaram 2 séries de 12 repetições em cada aparelho e nas restantes 2 séries de 8 repetições com aumento de carga. Nos outros dias, as atividades eram variadas, além de caminhadas três vezes por semana. Para análise dos dados, foi empregada uma estatística descritiva (média e desvio padrão) e um teste “t” para verificar a diferença significativa entre o pré e pós-teste da variável. Resultados: Observa-se nos resultados que a média do pré-teste de “Sentar e Levantar” é de 8,53 e a do pós-teste é de 11,38. A amostra no préteste apresenta-se em níveis insuficientes, já no pós-teste aumentam para níveis bons (Rauchbach, 2003). Houve diferença significativa entre o pré e pós-teste, p=0,000. Conclusões: Conclui-se que, após 12 semanas de treinamento e de todas as atividades realizadas nas aulas, os indivíduos obtiveram melhora significativa dos níveis de força de membros inferiores.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTUDO DA FORÇA DOS MEMBROS INFERIORES APÓS UM TREINAMENTO DE DOZE SEMANAS EM IDOSOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3768