EFEITOS DA TERAPIA ULTRA-SÔNICA DE ALTA INTENSIDADE NO MODO CONTÍNUO EM TECIDOS MOLES DE RATOS
Palavras-chave:
Terapia por ultra-som, Efeitos adversos, TecidosResumo
Atualmente o ultra-som terapêutico (UST) vem sendo utilizado no tratamento das mais diversas lesões do sistema músculo-esquelético e dermato-funcional devido aos seus diversos efeitos benéficos. Há duas décadas passadas, foi sugerido cuidados em relação aos efeitos naturais, com bases científicas no uso do UST. OBJETIVO: Investigar os efeitos da estimulação ultra-sônica de alta intensidade no modo contínuo baseada na análise morfológica dos tecidos moles de ratos. MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido através de um estudo descritivo experimental, realizado com 15 ratos fêmeas da linhagem Wistar, de pesos diversos variando entre 170 g e 230 g. Os espécimes foram divididos em um grupo de controle e 02 subgrupos (B e B ), e submetidos à estimulação ultra-sônica de alta intensidade em sua superfície dorsal através do modo 3 4 contínuo, a uma potência de 2 W/cm2 durante 5 minutos. Fragmentos dos animais foram processados para coloração usando a técnica de hematoxilina e eosina. Com relação à análise morfológica qualitativa, foi utilizada microscopia de luz. RESULTADOS: O grupo de controle apresentou características morfológicas normais. Observou-se que fragmentos dos subgrupos B e B , que 3 4 haviam sido estimulados por ultra-som em modo contínuo, apresentaram um aspecto basofílico que era compatível com necrose tecidual. CONCLUSÃO: As descobertas deste estudo demonstraram que os efeitos adversos da estimulação ultrasônica de alta intensidade são bastante agressivos no modo contínuo. Isto sugere que as altas dosagens do ultra-som não devem ser utilizadas na conduta terapêutica de processos inflamatórios agudos, pois podem promover efeitos adversos indesejáveis.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITOS DA TERAPIA ULTRA-SÔNICA DE ALTA INTENSIDADE NO MODO CONTÍNUO EM TECIDOS MOLES DE RATOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3597