EQUILIBRIO ISQUITIBIAIS/QUADRÍCEPS EM SUJEITOS COM RUPTURA TOTAL DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR
Palavras-chave:
Relação Isquiotibiais/Quadríceps, ruptura total do ligamento cruzado anterior, isocinéticoResumo
Este estudo teve como objetivo de avaliar a relação isquitibiais/quadríceps nas amplitudes de 30º e 15º de flexão durante a contração dinâmica concêntrica em indivíduos com ruptura total do ligamento cruzado anterior (LCA) unilateral. Foram avaliados 16 sujeitos do gênero masculino com idade média de 33 anos e tempo médio de lesão 5 meses. Para avaliação isocinética foi utilizado dinamômetro isocinético REV9000. Os sujeitos foram posicionados no aparelho de acordo com as orientações do fabricante. O teste isocinético foi realizado com cinco repetições na velocidade 60º/s, no modo concêntrico. O parâmetro estudado foi à relação isquiotibiais/quadríceps independente do ângulo, em 15º e 30º de flexão. Foi realizado um aquecimento prévio com bicicleta ergométrica, alongamento do quadríceps e isquiotibiais, e adaptação com cinco repetições submáximas no aparelho. Padronizou avaliar primeiramente o membro sem lesão e posteriormente o com lesão. O tratamento dos dados foi feita através do teste Mann-Whitney, utilizando o nível de significância de 5% (=0,05). Os resultados indicam uma diferença significativa ao comparar a relação isquiotibiais/quadríceps independente do ângulo e na amplitude de 30º (p=0,001), e 15º de flexão da articulação do joelho (p=0,047) do membro lesionado com o membro sem lesão. Conclui-se que ao se adotar o valor de pico de torque da amplitude articular em 15º e 30º para calcular a relação flexor/extensor em indivíduos com ruptura do LCA, e melhor maneira para se verificar a estabilidade articular.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EQUILIBRIO ISQUITIBIAIS/QUADRÍCEPS EM SUJEITOS COM RUPTURA TOTAL DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3562